Quem Somos

Criada em 31/07/2013, a Associação Kazuco Akamine tem desenvolvido um trabalho de ensino de música para as crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas de Campina Grandedo Sul. Fornecendo a eles,  além do desenvolvimento dos seus talentos, lições de responsabilidade, convívio em sociedade, trabalho em equipe e a melhora na auto estima, desempenho escolar e harmonia familiar bem como o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Tem atuado com atividades de Coral e Musicalização através de instrumentos diversos, e durante esses dez anos de existência manteve as atividades mesmo no período da pandemia, quando foi realizado um trabalho à distância que inspirou a produção de um curta metragem intitulado Piruetas, em parceria com o maestro Alessandro Gomes e o diretor Luiz Lepchak, o qual ganhou diversos prêmios.

O grupo musical formado apresentou-se no AGRINHO da FIEP no Expo Trade Center para um grande público, gravou o Hino do Agrinho, participou da produção de clipes musicais em parcerias muito especiais como o cantor italiano Carlo Monopoli, a cantora Rafa Gomes, a Banda Sinfônica Bento Mossurunga, entre outros.

Nos últimos anos o grupo tem se apresentado no Teatro Municipal de Campina Grande do Sul, no Teatro Guaíra, e mantido uma agenda de eventos bastante produtiva.

Em dezembro de 2023 participará do grande concerto de Natal no teatro Guairinha em parceria com a Orquestra Sinfônica do Colégio Estadual do Paraná.

E assim, passo a passo, mostrando além da arte, diversos preceitos, queremos contribuir para a construção de um mundo melhor para as futuras gerações.

História

Desde pequena, interessada no voluntariado, Kazuco sempre engajava em trabalhos nessa área, onde quer que estivesse morando. Quando mudou-se para Curitiba, continuando o trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro, contribuiu junto ao Educandário Curitiba, entidade que acolhia todos os filhos dos cidadãos acometidos de hanseníase, época em que essa doença contagiosa era considerada incurável. Com seu dinamismo e criatividade fez uma boa revolução. Mais tarde, enquanto Diretora de Cultura em Campina Grande do Sul, percebeu que não se podia contar com o poder público para realizar os projetos que tinha em mente. Constatou também que um município tão próximo a Curitiba, chegou a sexto lugar no índice de violência brasileiro. Assim, decidiu criar espaço para jovens. Sua crença sempre foi de que:

—O município que não abre espaço para os jovens, abre-o para as drogas.

Para concretizar seu ideal, formou um local para plantar sementes! Semear principio de condutas e disciplinas que podem nortear mentes jovens e formar cidadãos, evitando que se percam pelo caminho. Apaixonada por artes, escolheu essa área como agente de mudança para elevar o padrão de auto estima do grupo.

Materializou-se então, Associação KAZUCO AKAMINE, oferecendo às crianças e adolescentes contato com as artes e com a natureza,

Objetivos

I – Promover a melhoria da comunidade de Campina Grande do Sul atráves de:

a) Ações sociais que visem o acesso dos moradores à cultura;

b) Realização de atividades de caráter recreativo, cultural, cívico e lazer;

c) Apoio à defesa dos interesses comunitários, fomentando o desenvolvimento do espírito associativo, buscando e oferecendo subsídios, sempre que possível, com recursos técnicos, materiais e humanos;

d) Criação de espaços de reflexão onde os moradores possam, em conjunto, traçar planos para alcançar melhorias localizadas ou integradas a todo o Município;

e) Promoção de dados que sirvam de base para que a Associação, interfira nas ações, tanto do Legislativo, quanto do Executivo Municipais, participando direta ou indiretamente na elaboração de projetos e leis, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população, a partir da ampliação participativa, comunitária e cidadã, de todos os seus munícipes;

f) Apresentação das demandas da comunidade aprovadas em Assembleias aos entes do Poder Público;

g) Promoção de seminários, debates, palestras, cursos, encontros e outras iniciativas, no sentido de formular e sistematizar propostas que atendam às necessidades da população abrangida pela Associação;

h) Captação de recursos financeiros e técnicos para projetos próprios.

II – Promover a educação em meio-ambiente através de:

a) Apoio à comunidade escolar;

b) Incentivo de projetos de pesquisa voltados à construção de metodologias para a abordagem temática socioambiental;

c) Práticas de produção, uso e ocupação, recuperação e conservação ambientais;

d) Reforço do conteúdo pedagógico e político da educação ambiental;

e) Comparação da cultura contemporânea e atuais impactos socioambientais;

f) Reflexão sobre processos de proteção ambiental, práticas produtivas e manejo sustentável;

g) Conceitos, princípios e objetivos como ferramentas educadoras para a comunidade escolar;

h) Transformação de valores, atitudes e das relações sociais;

i) Problematização das questões ambientais, propondo soluções potenciais incorporando-as às práticas.